Nosso site é a nossa casa virtual

1 View

O portal online da Rede Afroambiental (www.redeafroambiental.com.br) é resultado de uma real articulação e esforço conjunto entre povos de terreiros e diferentes organizações. Nossa casa virtual, construída em muitas mãos, contempla a riqueza de diferentes modos de vida e maneiras de ver o mundo. Somos diversos como os ritmos e timbres de uma roda de tambores.

“O tambor é a primeira internet do mundo”

Estamos online para contar nossas histórias a partir das nossas vozes. Queremos mostrar nossas diferenças e semelhanças – como um tambor afinado que ressoa longe – internet adentro. 

“Somos uma rede de comunidades enraizadas”

Não por acaso, o lançamento do nosso site foi precedido pelo projeto “Terreiros Digitais”. Dispostos nas cinco regiões do país, os Terreiros Digitais são estações tecnológicas em espaços de matriz africana onde, de forma colaborativa, o portal foi criado coletivamente ao longo de um ano. Participaram mestras e mestres de terreiros, da Capoeira e de movimentos negros e jovens que, assim, tiveram a oportunidade de se habilitarem apropriadamente da linguagem da internet. 

Toda nossa rede é colaborativa e, por isso, tudo em nosso portal também foi escolhido para ser uma ferramenta popular e de fácil acesso. O sistema gerenciador de conteúdo WordPress traz código aberto superflexível e pode ser complementado por acessórios de integração social, cultural, econômica – e, por que não?, com função política; para apropriação de toda a comunidade dos povos de terreiro nacional e internacional.

A estratégia encantada é tornar a Rede Afroambiental autossustentável tecnologicamente e economicamente. Assim, as futuras gerações de cultivadores da nossa cultura de terreiro poderão dar continuidade ao projeto e se auto-organizar em rede. Vislumbramos uma comunidade cada vez mais orgânica e habilidosa em difundir a ancestralidade a partir de uma visão coerente e enraizada no contemporâneo de cada época.

Por Lucas Santos