Festival Arte dos Povos

2,510 Views

  • Start : 2022/11/03
  • End : 2022/11/06

 

VAMOS CURAR A TERRA?

Rio Ganha Novo Festival de Arte, Cultura e Meio Ambiente

Há 100 anos, acontecia a Semana de Arte Moderna de 22. Há 30, a ECO 92. Este ano, o Festival Arte dos Povos promete ser o bom fruto destas sementes. O evento acontecerá no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, nos dias 3 e 6 de novembro e abre o mês da Consciência Negra. A intenção é integrar o calendário anual da Cidade.

Vai agregar arte contemporânea, shows, oficinas, seminários, mostra de cinema para refletirmos sobre a crise climática, relação do ser humano com a natureza e cultura dos povos. Celebra os saberes de matriz-africana, indígena e tradicionais, como alternativa de construção de um mundo melhor.

Segundo o Mestre Aderbal Ashogun, curador do Festival “O maior desafio do mundo contemporâneo é a crise climática e sem dúvidas, a arte e a cultura são ferramentas poderosas para reverter esta crise”. Aderbal, que desenvolve o trabalho da Rede Afroambiental desde 1992 e participou da COP26, explica que “dentro do festival acontece a Cúpula dos Povos, para marcar os trinta anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento do Rio de Janeiro, a ECO 92”.

A Cúpula vai reunir pesquisadores, organizações, coletivos, movimentos sociais e representantes da sociedade civil em defesa da diversidade cultural, religiosa e biológica. Neste encontro serão propostas novas formas de se viver no planeta, priorizando a manutenção dos bens comuns. Serão reafirmados compromissos feitos anteriormente na Eco 92, Rio +10 e Rio+20. Será desenvolvido um Dossiê em parceria com o Diversitas da USP e a Rede Afroambiental, que será entregue na ONU, ao Estado Brasileiro e à Organização COP27, no Egito. Este documento irá propor a construção de uma agenda climática com os povos e comunidades tradicionais. 

Toda a sociedade civil é bem-vinda para participar.

A organização do Festival afirma que “O movimento é para curar a terra, salvar a humanidade, através da união, consciência e celebração da vida.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

Contato para mais informações: comunicaredeafroambiental2@gmail.com

 

PROGRAMAÇÃO

LOCALIZAÇÃO

Museu de Arte Moderna – MAM RJ:

O Festival acontecerá no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, palco de grandes celebrações e
encontros icônicos para a cultura nacional.

O espaço do MAM será ocupado por uma gama de atividades voltadas ao tema central do evento como: shows, painéis, intervenções artísticas, feirinhas , oficinas entre outros. Explorando seu amplo espaço e privilegiada localização.

 

 

 

 

 

Natureza morada dos orixás inkisses voduns e encantados preserve