A Rede Afroambiental inicia as atividades de 2023 com Encontros Regionais para articular e capacitar Povos e comunidades tradicionais e a sociedade civil em buscar saídas para a crise climática e propor uma “Agenda Climática” com tema: Ecologia, Cultura e Educação dos Povos pelo Clima.
Nosso objetivo é de construir essa Agenda Climática nos estados e municípios através da formação e articulação de lideranças de povos e comunidades tradicionais das 05 regiões do País numa série de encontros com a presença de autoridades que discutem mudança climática da perspectiva da cultura e educação e Ecologia Humana num percurso rumo à Cúpula dos Povos de Matriz Africana em 2023.
Na Cúpula dos Povos Rio+30, que aconteceu em novembro de 2022, no Rio de Janeiro, foi realizado um amplo debate apontando a necessidade de construir uma agenda ambiental para os povos de matriz africana, de acordo com a diversidade cultural e biológica do Brasil. Participaram gestores, professores, pesquisadores e ativistas ambientais.
A partir desse encontro, foram determinadas as ações prioritárias, que começam a ser implementadas. Entre estas ações, a primeira é a realização de encontros regionais para produzir uma agenda climática.
Eventos programados:
- Região Nordeste:
- (Fortaleza) 17 a 19 de março
- Formação UNILAB 02 a 10 de Maio
- (Bahia) Consultoria 10 a 16 de Maio
- Região Sudeste:
- (Rio de Janeiro) 01 a 06 de junho
- Formação Itatiaia 31 de março a 04 de abril
- Região Sul:
- (Porto Alegre, Canoas) 25 a 02 de Maio
- Região Norte:
- (Pará) 16 a 23 de Maio
- Região Centro Oeste:
- (Brasília) 07 a 13 de Junho
Demais informações podem ser conferidas no Instagram da Rede Afroambiental.
A Pró-Reitoria de Extensão da UFC está envolvida nas ações estratégicas desta iniciativa.